Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

12 / 08

Incor desenvolve técnica com exercícios para tratamento do ronco

Segundo estimativas, 54% da população adulta sofre de ronco, com prevalência em obesos, idosos e

Segundo estimativas, 54% da população adulta sofre de ronco, com prevalência em obesos, idosos e mulheres na pós-menopausa. O prejuízo, contudo, não é apenas das horas de sono, o ronco pode ser um dos sinais de um problema mais grave, a apneia obstrutiva do sono, fator de risco importante para as doenças cardiovasculares. Pesquisadores do Laboratório do Sono do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) desenvolveram uma técnica de tratamento pioneira que, se praticada diariamente e com orientação de fonoaudiólogo, reduz a frequência e a altura do ronco até ele se tornar quase imperceptível, em alguns casos.

Incor desenvolve técnica com exercícios para tratamento do ronco

Segundo os pesquisadores, a nova técnica é efetiva também no tratamento da apneia do sono de grau leve e moderado, diminuindo o número de engasgos durante a noite. O estudo brasileiro foi publicado na revista acadêmica CHEST. A técnica Incor de tratamento do ronco consiste numa série de seis exercícios para fortalecer os músculos envolvidos direta ou indiretamente na produção do ronco e na apneia obstrutiva do sono. Com duração de oito minutos, os exercícios são realizados três vezes ao dia e, para facilitar ainda mais a adesão do paciente ao tratamento, sempre incorporados às atividades rotineiras (como se alimentar, escovar os dentes ou no percurso para o trabalho, por exemplo).

“Embora seja de fácil execução e não tenha qualquer contraindicação, os exercícios devem ser prescritos, orientados e acompanhados por profissionais especializados”, reforça a fonoaudióloga Vanessa Ieto, autora do estudo que resultou na nova técnica. Essa medida é necessária para que os desvios na execução dos exercícios sejam diagnosticados e corrigidos ao longo do tratamento. “Ao fazer o movimento errado, seja por um milímetro, serão trabalhados músculos que nada têm a ver com a cessação do ronco”, explica a especialista do Incor.

De forma simplificada, os seis exercícios que compõem o tratamento antirronco do Incor são:

1. Empurrar a língua contra o céu da boca e deslizá-la para trás;

2. Sugar a língua para cima, pressionando-a por completo contra o céu da boca;

3. Forçar a parte posterior da língua contra o “chão” da boca, mantendo a suaponta em contato com os dentes incisivos inferiores;

4. Elevar a parte de trás do céu da boca e a úvula (conhecida popularmente como“campainha”) enquanto diz a vogal “A”;

5. Posicionar o dedo na parte interna da bochecha entre os dentes e pressionar abochecha para fora (cada lado da boca);

6. Durante a alimentação, manter uma mastigação bilateral alternada e deglutiçãousando a língua no palato.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais