Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

20 / 07

Amizade não tem idade

Descrita no dicionário como “reciprocidade de afeto”, a amizade tem inúmeras virtudes e, inclusive, faz bem à

Descrita no dicionário como “reciprocidade de afeto”, a amizade tem inúmeras virtudes e, inclusive, faz bem à saúde. “Na fase do envelhecimento, uma rede de relacionamentos é extremamente importante, ela vai fortalecer a nossa existência, oferecer a oportunidade de troca de experiências”, esclarece a Assistente Social, Doutora em Saúde Pública pela USP e Consultora Técnica da Telehelp, Marília Viana Berzins. Tão importante para o funcionamento da sociedade como para o bem-estar individual, não à toa, a amizade é um dos temas mais exaltados em filmes, livros e séries de TV, como a recente Gracie e Frankie, cujo mote é a descoberta da amizade entre duas personagens com mais de 70 anos, interpretadas pelas atrizes Jane Fonda e Lily Tomlin. Sucesso de público nos Estados Unidos e em diversos países, como o Brasil, a série já tem a segunda temporada garantida para 2016.

Amizade não tem idade

Falar sobre o argumento desta série televisiva ajuda a abordar um dos grandes mitos propagados ao longo dos tempos: que é muito difícil fazer amigos ou construir relacionamentos na velhice. “Isto é um mito que precisa ser derrubado, a velhice é um tempo maior que a infância e a adolescência somadas! É uma época para construir coisas na vida, incluindo amizades”, afirma Marília.

Contudo, há aqueles que são conscientes da importância dos amigos no dia a dia e procuram reservar um tempo para cultivar amizades, pois sim, este é um sentimento que precisa ser cultivado, exigindo que cada um faça sua parte. Uma mostra do valor da amizade, por exemplo, está nos próprios clientes da Telehelp, entre os quais um número expressivo atribui aos amigos as primeiras colocações para as opções de contato para socorro em caso de emergência.

Marília contextualiza a questão da importância da amizade dentro da sociedade cada vez mais egocêntrica dos dias de hoje, e em cidades que crescem verticalizadas, coibindo o contato com o próximo. “Por isso é preciso, antes de tudo, ter desejo de conhecer o outro. Atualmente temos dificuldade para olhar outra pessoa, muitas vezes o tempo de permanência dentro do elevador com alguém torna-se constrangedor por conta disso”.

Além de abrir-se para o outro é importante também dispor-se para o diferente. Muitas vezes, no processo de envelhecimento a pessoa não quer mais sair em busca do novo, principalmente se isso representa diferenças como idade. Há um preconceito instaurado, por exemplo, de que jovens são chatos ou barulhentos, mas é possível aprender muito com esse público, exemplifica Marília. “É fundamental na vida ter contato com pessoas e coisas diferentes, intergeracionais, isto faz refletir sobre você mesmo”.

O isolamento da vida social para a pessoa idosa pode trazer muitos danos, como depressão. “Hoje, um dos princípios da Gerontologia é justamente o relacionamento”, diz Marília.

Mais do que a amizade está em discussão também o próprio conceito de velhice, que hoje precisa ser ressignificado em todo o mundo. “Descontruir mitos e preconceitos não é fácil, mas é preciso passar e ver a velhice como um tempo de crescimento de oportunidades para se realizar coisas que não foram possíveis de fazer antes”, alerta a especialista, que garante que não existe limite de idade para construir relacionamentos.

Dicas simples para quem quer ampliar os relacionamentos sociais:

- Os bichos de estimação podem ser uma ótima oportunidade para aproximação social, durante os passeios não se furte de aproveitar as chances para conversas ou interações.

– Dedique tempo para se encontrar com seus amigos, convide-os para sair ou para um almoço em sua casa com regularidade.

– Faça visitas a colegas. Se faz tempo que perdeu contato, comece com um telefonema.

– Procure engajar-se em algum grupo social, como os vinculados às igrejas, trabalhos de voluntariado ou mesmo um curso.

– Conhece o programa “Encontros com a Telehelp”? Ele pode ser um bom começo para ampliar sua rede de relacionamento e fazer novos amigos.

ENCONTROS COM A TELEHELP

O programa criado pela Telehelp busca incentivar a prazerosa atividade de receber amigos em casa, ajudando a incrementar esses pequenos eventos domésticos. O “Encontro com a Telehelp” disponibiliza um consultor da companhia para ir até a residência do anfitrião, ou outro local escolhido para a reunião, para dar dicas de como ter uma vida mais segura e independente. É uma oportunidade para reunir vizinhos e amigos para conversar sobre temas de interesse e relevantes no cotidiano, mas sempre com uma abordagem informal e descontraída.

Amizade não tem idade

encontro com a Telehelp

Para deixar o encontro ainda mais agradável, a empresa oferece alguns mimos especiais para o anfitrião, como jogo de toalha e sabonete da grife Trousseau, e para os convidados, que recebem a versão impressa do guia Morar Sozinho. Tem interesse em planejar um “Encontro com a Telehelp” com seus amigos? Confira abaixo os cinco passos para a tarefa:

1º Passo – Entre em contato com a Telehelp pelo telefone 0800 014 2001 para informar o dia e o horário que você gostaria de agendar o encontro. A atendente solicitará que um dos consultores compareça ao local no dia agendado.

2º Passo – Convidar os amigos! Também pode ser familiares, colegas de trabalho, vizinhos, entre outras pessoas que você acredita que tenham interesse pelas dicas que serão passadas.

3º Passo – É necessário pelo menos cinco convidados para a presença do consultor no encontro. Desta forma, dois dias antes do evento a Telehelp entrará em contato para confirmar o agendamento e o número de participantes.

4º Passo – Na véspera do evento, é hora de ligar para cada um dos convidados para conformar a presença.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais