Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

06 / 05

Cem anos de Orson Welles

Hoje é celebrado o centenário de nascimento do cineasta norte-americano Orson Welles, cujo primeiro

Hoje é celebrado o centenário de nascimento do cineasta norte-americano Orson Welles, cujo primeiro longa-metragem – “Cidadão Kane” – é considerado senão o maior filme de todos os tempos, pelo menos, uma das obras-primas do século 20. Lançado em maio de 1941, o filme apresentou novidades na maneira de filmar, como uso de planos longos, enquadramentos diferentes, profundidade de campo e narrativa estruturada em flashback. Nascido em 6 de maio de 1915, em Wisconsin, Welles iniciou a carreira artística ainda jovem, no teatro, passando pelo rádio antes de chegar ao cinema. Além de diretor, também era ator e produtor.

Cem anos de Orson Welles

Quando dirigiu e protagonizou Cidadão Kane Welles tinha apenas 24 anos. O filme mostra a trajetória do personagem Charles Foster Kane, inspirado no magnata da imprensa na época William Randolph Hearst. Desta época já passou a cultivar a fama de polemista e despreocupado com as consequências de seus atos. Além de Cidadão Kane, o diretor deixou outros clássicos, como “A Marca da Maldade”, “A dama do Shangai”, “Soberba”, “Othello”, “O Processo” e “Dom Quixote”.

Cem anos de Orson Welles

Em várias cidades do país há mostras especiais sobre o diretor, com programação que devem durar todo o mês de maio. Em São Paulo, o centenário será comemorado com diversas mostras, como as das Bibliotecas Públicas Roberto Santos (rua Cisplatina, 505) e Viriato Corrêa (rua Sena Madureira, 298), nos bairros do Ipiranga e Vila Mariana, respectivamente. Com entrada gratuita, os filmes serão exibidos até o dia 31 de maio. Clique aqui para conferir a programação da Biblioteca Roberto e Santos. Para o cronograma da Biblioteca Viriato Corrêa, clique aqui.

No Rio de Janeiro, o Sesc Engenho de Dentro (Av. Amaro Cavalcanti. 1661) realiza uma mostra com 11 filmes do cineasta, com entrada franca, que fica em cartaz até o dia 31 de maio. Clique aqui para conhecer a programação.

A última entrevista – Em 10 de outubro de 1985, aos 70 anos, Orson Welles concedeu uma entrevista na qual falava sobre o envelhecimento de sua geração e que se tornaria a última aparição pública do cineasta (vídeo abaixo). Apenas duas horas depois, Orson sofreu um ataque cardíaco em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos. A trajetória do artista está contada no site www.orsonwelles.org.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais