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Respire para viver melhor!

Terapias e atividades orientais milenares, como a Yoga e Meditação, atribuem enorme importância para a

Terapias e atividades orientais milenares, como a Yoga e Meditação, atribuem enorme importância para a respiração durante suas práticas. A medicina ocidental também valoriza o ato de respirar corretamente como um dos caminhos para a saúde física e emocional. Entretanto, com os múltiplos afazeres da vida moderna, cada vez mais, respira-se de forma desordenada, sem qualquer atenção ao ato de levar oxigênio até os pulmões, que têm a função de distribuí-lo para todo o sangue. Segundo o Educador Físico voltado para a terceira idade, Maurício Montelli, estudos mostram que ao nascer respira-se de forma correta, habilidade que o ser humano vai desaprendendo ao longo do crescimento, não se sabe exatamente o porquê.

Respire para viver melhor!

”Respirar melhor pode trazer benefícios a curto e longo prazo. Uma boa reeducação respiratória pode prevenir doenças, reduzir estresse, hipertensão e depressão, por exemplo, ajudando no equilíbrio físico e mental”, diz Montelli. No entanto, o que significa ”respirar melhor”, uma vez que praticamos este ato inconscientemente o tempo todo?

Existem diversas técnicas consagradas, mas estudos apontam que simplesmente respirar de forma lenta, pelo diafragma, já pode trazer benefícios à saúde. O diafragma é um músculo localizado entre o tórax e os pulmões e, quando utilizado, o oxigênio atinge completamente o pulmão. É a chamada respiração diafragmática, quando se respira com a ”barriga para fora e o peito para dentro”, utilizada pelo ser humano ao nascer.

A chamada respiração torácica realiza processo inverso, a “barriga para dentro e o peito para fora”, sendo a mais utilizada geralmente pelos adultos. Neste caso, a troca oxigênio/gás carbônico será feita somente pela parte superior dos pulmões. “Como a parte inferior não trabalha neste processo pode-se abrir espaço para doenças pulmonares, como bronquites, asmas e infecções alérgicas”, explica Montelli, pós-graduado em Condicionamento Físico e Saúde no Envelhecimento.

Para Maurício Montelli a respiração pranayama das narinas alternadas, usada na prática da Yoga, é uma ótima técnica para ajudar a manter a mente calma, com benefícios também para os aparelhos respiratório e circulatório. “Com poucos minutos por dia tem-se um exercício ótimo para relaxar a mente e combater a fadiga”, acrescenta. É esta técnica que o Educador Físico dá o passo a passo para fazer em casa.

Como fazer a respiração das narinas alternadas:

1- Sente-se com a coluna ereta e os ombros relaxados.

2- Repouse a mão esquerda no joelho esquerdo, com a palma aberta para cima.

3- Posicione as pontas dos dedos indicadores e do meio, da mão direita, no meio das sobrancelhas; coloque os dedos anelar e mínimo na narina esquerda, e o polegar na narina direita. Os dedos anelar e mínimo serão usados para abrir e fechar a narina esquerda, e o polegar para abrir e fechar a narina direita.

4- Aperte a narina direita com o polegar para fechá-la, e expire pela narina esquerda.

5- Agora inspire pela narina esquerda e, então, pressione gentilmente a narina esquerda com os dedos anelar e mínimo. Remova o polegar direito da narina direita, e expire pela direita.

6- Inspire pela narina direita e expire pela esquerda. Um ciclo foi finalizado. Continue inspirando e expirando com as narinas alternadas.

7- Complete nove ciclos alternando as respirações em ambas as narinas. Após cada expiração, lembre-se de inspirar pela mesma narina pela qual você expirou.

8- Mantenha os olhos fechados por toda a prática e continue com longas, profundas e suaves respirações, sem nenhuma força.

Dicas importantes:

• Não force a respiração, mantenha-a natural. Não respire pela boca e não faça qualquer som enquanto respira.

• Repouse os dedos bem suavemente na testa e no nariz. Não é necessário aplicar nenhuma força.

* Contato Maurício Montelli, Educador Físico Especialista em Atividade Física para a Melhor Idade. e-mail: mauricio.montelli@terra.com.br | facebook.com/mauricio.montelli.1 Tel.: (11) 99555-2977 e 3884-6073.



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