Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

01 / 04

Receita de Risoto de Bacalhau

No Brasil, bacalhau é o ingrediente típico dos pratos especiais da semana santa, e há muitas maneiras de preparar esse

No Brasil, bacalhau é o ingrediente típico dos pratos especiais da semana santa, e há muitas maneiras de preparar esse peixe de sabor acentuado. A sugestão do blog Atividade é deixar os preparativos para a celebração da Páscoa mais práticos, com o preparo de apenas um prato principal, um risoto de bacalhau. Leve, mas imponente o suficiente para surpreender os convidados. A receita abaixo é para quatro pessoas.

Receita de Risoto de Bacalhau

Ingredientes:

2 lombos de bacalhau dessalgados

2 xícaras chá de arroz arbório (ou outro tipo de arroz para risoto)

5 dentes de alho

1 cebola

½ xícara de azeitona preta picada ou em rodelas

½ xícara de tomate cereja cortado em rodelas

1 ½ xícara chá de vinho branco

Azeite

1 colher (sopa) de manteiga

1 xícara chá de queijo parmesão ralado na hora

Sal e pimenta do reino a gosto

Temperos a gosto: alecrim e tomilho frescos, noz-moscada e raspas da casca de limão

Salsinha para decorar

Receita de Risoto de Bacalhau

Modo de Preparo:

Se comprou a posta de bacalhau dessalgada congelada, basta deixá-la descongelar (de preferência no dia anterior) e estará pronta para ser usada. Pré-aqueça o forno (200º C) por 10 minutos. Lave as postas em água corrente e coloque-as em uma travessa para levar ao forno, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e regue as postas generosamente com azeite, acrescente 3 dentes de alho e um ramo de alecrim na travessa e asse por cerca de 20 minutos.

Enquanto o bacalhau assa, comece os preparativos para o risoto. Coloque 6 xícaras de água para ferver e reserve, pique os 2 dentes de alho, a cebola, os tomates e as azeitonas e lave as ervas para serem usadas. Rale o queijo parmesão. Como o bacalhau tem sabor acentuado, este preparo pode dispensar o uso de caldos, desde que sejam usadas as ervas aromáticas na mistura. Retire o bacalhau do forno e desfie pedaços (médios) das postas e reserve.

Em uma panela alta, refogue o alho e a cebola com azeite e acrescente o arroz, mexa até os grãos estarem cobertos pelo azeite, acrescente o vinho e mexa até evaporar um pouco. Acrescente o tomate e a azeitona e coloque uma xícara de água, mexendo até a água também evaporar um pouco. Acrescente o bacalhau e coloque duas xícaras de água, mexendo com frequência. Acrescente uma pitada de noz-moscada, o alecrim e o tomilho (a gosto). Mexa constantemente e coloque água sempre que a mistura estiver secando, até o arroz ficar “al dente”, o que deve levar cerca de 25 minutos. Quando estiver quase ao ponto, acrescente a manteiga e mexa bem para dar cremosidade. Com a panela já desligada, acrescente a salsinha, as rapas de limão e o queijo parmesão.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais