Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

12 / 05

UMA DÉCADA, 10 ROMANCES

Escrever 10 romances é para poucos. E quando a carreira de escritor é iniciada quase aos 70 anos, este é um

 Escrever 10 romances é para poucos. E quando a carreira de escritor é iniciada quase aos 70 anos, este é um feito ainda mais incrível. Razão pela qual o romancista paulista Daniel José de Carvalho volta a ser personagem do jornal Atividade, na mesma seção “História de Leitor”, em que estreou em janeiro de 2012 (disponível para leitura no site www.telehelp.com.br/jornal-atividade, basta procurar pela edição 19). Na época da primeira matéria, Daniel estava prestes a lançar sua 6ª publicação. No segundo semestre deste ano, o 10º romance foi apresentado na Bienal Internacional do Livro, em São Paulo, maior evento literário da América Latina.

A mais recente ficção é “Tim Atlas nas Montanhas das Harpias”, na qual o personagem que dá título à obra embarca em uma aventura nas selvas de Rondônia. O livro mistura suspense, profecias e seres encantados, em uma jornada de autoconhecimento. Daniel avisa que o personagem voltará em outros livros, não como continuação, mas uma série. O próximo já tem nome – Tim Atlas e o Rastro do Gigante. Perseverante, está preparando simultaneamente outro livro, “Como Escrevo meus Romances”, que diz não ser autobiográfico. “Apenas quero compartilhar o que aprendi nesses anos dedicados à escrita”.

Não é somente o lançamento do 10º livro que Daniel comemora em 2016. O ano marca sua trajetória de 10 anos como escritor. Foi numa noite, em 2006, que teve a ideia da sua primeira história, que conduziu o livro de estreia “Aconteceu no Século Vinte”. Este romance demorou um ano e meio para ser finalizado, da redação até a publicação. O tempo médio de seu processo de escrita é de um ano.

Antes da aposentadoria e da vida de escritor, o trabalho de Daniel envolvia áreas completamente distintas à literatura, como engenharia, e administração em empresa multinacional. Mas, desta época, ele lembra que já tinha facilidade em redação técnica e comercial. Daniel continua afirmando que não vê sua atividade de escritor como uma carreira ou profissão, ainda é o prazer que o faz escrever quase todos os dias. “Escrevo com o mesmo espírito de quando comecei. Há dias que começo a escrever e não me sinto no clima, às vezes, sento às 22h e quando percebo já são 4h da madrugada. Não me deixo escravizar pela rotina, tenho outras ocupações, como dar aulas de inglês, que são um prazer para mim, e também tenho minhas atividades físicas, pois nunca fui sedentário”, conta Daniel, hoje com 79 anos, e praticante de pilates e caminhadas.

Exigente consigo mesmo, desde a primeira publicação contrata um crítico literário para ler seu texto antes de enviar à editora. “Tenho uma facilidade natural para escrever e me interesso por tudo o que se refira à escrita de ficção, é um aprendizado que nunca tem fim”, afirma Daniel, cliente de longa data da TeleHelp.

No criado-mudo há sempre vários livros, os quais alterna conforme seu estado de espírito no momento. No dia da entrevista, as obras eram “Memórias de Mis Putas Tristes”, de Gabriel Garcia Marques; “Ansiedade”, de Augusto Cury; As Mil e uma Noites”, coletânea de três volumes que emprestou de um amigo, e uma apostila da Ordem Internacional dos Cavaleiros Templários. Daniel garante que lê de Shakespeare aos quadrinhos de Pato Donald.

A inspiração pode vir a qualquer momento. “Eu não busco inspiração, é ela que me busca. Uma ideia pode surgir em um sonho, uma cena na rua, um filme, em forma de tema ou de personagem. Os ingredientes já estão conosco, fazem parte da nossa vivencia”, relata Daniel, que vive em Piracicaba, interior paulista, tem quatro filhos, oito netos e dois bisnetos. Agora é só aguardar as próximas publicações desde escritor incansável.

Daniel tem edição digital à venda no portal Amazon.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais