Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

15 / 12

Dicas de alimentos que ajudam a combater o câncer

O câncer é uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado das células, que se dividem muito

O câncer é uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado das células, que se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar para outras regiões do corpo. As causas da doença são variadas, e podem ser externas ou internas ao organismo. Dados do (INCA) Instituto Nacional de Câncer (INCA) estimam o diagnóstico de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil em 2014. Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente, podem contribuir para um ambiente propício para o desenvolvimento de células cancerosas, conforme explica a nutricionista Flavia Morais, coordenadora de nutrição da Mundo Verde.

Dicas de alimentos que ajudam a combater o câncer

“Alguns alimentos devem ser evitados ou consumidos com total moderação. Os alimentos ricos em gorduras, os defumados, os preservados em sal ou aqueles que contenham níveis significativos de agentes cancerígenos, como os nitritos e os nitratos, muito usados para conservação, constituem uma alimentação de risco”, diz. Para ajudar a prevenir a doença, uma alimentação equilibrada é importante. Confira alguns itens que a nutricionista recomendar ter sempre no cardápio:

- Soja e derivados: fonte de isoflavonas, protege contra várias formas de câncer, destacando-se os cânceres de mama e próstata.

– Tomate, goiaba e melancia: contém licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha desses alimentos. Estudos comprovam a ação do licopeno na prevenção do câncer de próstata.

– Vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor e repolho): contêm sulfarofanos, substâncias capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas. Seu consumo tem sido associado a um menor risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.

– Chás verde e branco: rico em compostos polifenóicos de efeito anticancerígeno. As catequinas dos chás verde e branco atuam inibindo a iniciação e o desenvolvimento de tumor (pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon).

– Uvas vermelhas, suco de uva e vinho tinto: contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol) que são potentes agentes preventivos do câncer.

– Alho: fonte de alicina. Inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.

– Frutas cítricas (laranjas, limas, limões e tangerinas): fontes de vitamina C e limonóides, substâncias antioxidantes. Apresentam efeito preventivo contra o câncer.

– Cúrcuma: fonte de curcumina, um potente antioxidante, que atua na prevenção do câncer, pois induz a morte das células malignas.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais