Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

05 / 12

Receita de pasta de grão-de-bico ou homus

O final de semana está chegando e é sempre bom ter em casa alguns petiscos para receber amigos e

O final de semana está chegando e é sempre bom ter em casa alguns petiscos para receber amigos e familiares. Uma boa maneira de impressionar as visitas, e ainda agregar mais saúde no dia-a-dia, é preparar uma pasta de grão-de-bico, ou homus, como os árabes chamam esse prato feito há milênios no oriente. Além do grão-de-bico, uma ótima fonte de fibras, ferro cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B, que ajudam na sensação de bem-estar, o prato conta com gergelim, rico em vitamina E, de ação antioxidante. Há quem substitua a manteiga do café da manhã pelo homus, contudo, o jeito tradicional é o que faz mais sucesso – com pão sírio quentinho. A receita é muito simples de fazer, basta usar o liquidificador para processar os ingredientes, a parte mais demorada é na preparação do grão-de-bico, mas, transforme o processo em uma distração e verá que o resultado compensa! Confira a receita testada pelo blog:

Receita de pasta de grão-de-bico ou homus

Rendimento: cerca de 4 xícaras de pasta

INGREDIENTES

– 1 ½ xícara de grão-de-bico – que deve ficar de molho por 6 horas (pode ser substituído por 1 lata de grão-de-bico já cozido)

– 2 limões grandes espremidos

– 1 colher de chá de sal

– 1 dente de alho

– 4 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim comprada pronta em mercados).

– Azeite e páprica para decorar

– Opcional: 1 colher de café de cúrcuma – açafrão da terra

MODO DE PREPARO

– Escorra o grão-de-bico que ficou de molho. Coloque em uma panela com bastante água e leve ao fogão para cozinhar por cerca de 1 hora, ou até ficarem macios. Se preferir, pode cozinhar o grão-de-bico na panela de pressão, neste caso, por cerca de 30 minutos. – Escorra o grão-de-bico, mas antes reserve um pouco da água do cozimento – 1 copo.

– Tire a casca do grão-de-bico e coloque no liquidificador. Acrescente o tahine, o sal, alho, e o suco dos limões (além da cúrcuma, se for usar). Bata até ficar com uma consistência homogênea, de purê, acrescentando a água reservada aos poucos, conforme necessidade.

– Transfira a pasta para uma travessa e decore com páprica e azeite para servir.

Dicas:

1- Sirva com pães sírios quentinhos.

2- Pode ser armazenado na geladeira por até 5 dias.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais