Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

01 / 12

Ideias para um Natal inesquecível

O mês de dezembro começou e agora as atenções se voltam para o Natal. Se há uma celebração religiosa que

O mês de dezembro começou e agora as atenções se voltam para o Natal. Se há uma celebração religiosa que transcende as questões de fé, esta é a festa de Natal, sinônimo hoje de confraternização em família e amigos. As comemorações natalinas parecem ganhar relevância cada vez maior nos dias de hoje e muitos estudiosos do comportamento humano atribuem essa “alta da popularidade” ao fato das pessoas dedicarem cada vez menos tempo para encontros desprovidos de obrigações com familiares e amigos. As razões, ou desculpas, sempre passam pela correria da vida moderna, principalmente nas grandes cidades. Desta forma, as festas de final de ano ganham importância por serem um momento cujo foco é a confraternização.

Ideias para um Natal inesquecível

Há tempos, o ato de dar presente é motivo também de estudos relacionados ao comportamento humano, considerado algo que ajuda a fortalecer laços familiares e de amizade, podendo trazer benefícios emocionais ainda maiores para aqueles que presenteiam, em vez dos presenteados. Contudo, a quase obrigatoriedade dos presentes nas épocas festivas de final de ano pode tirar o efeito benéfico da arte de presentear. Não à toa, muitos reclamam das conotações materialistas e consumistas observadas atualmente nos feriados festivos. Em São Paulo, por exemplo, em meados de outubro grandes shoppings da cidade já estavam com decoração natalina, com o objetivo de incentivar as compras.

Contudo, há maneiras de driblar esses atalhos negativos associados ao final do ano e dar à festa natalina o caráter de carinho e confraternização que se espera do momento. Uma delas é personalizar, de verdade, presentes para amigos e familiares. Hoje, criações artesanais recebem o merecido valor. Percebe-se esse reconhecimento também em áreas comerciais, por exemplo, na moda, em que bordados e crochê feitos manualmente por artesãos são extremamente valorizados.

De volta ao Natal, existem inúmeras alternativas para presentear amigos e familiares com algo personalizado, o segredo é, de preferência, relacionar o presente com seus interesses e gostos. Gosta de linha e agulhas? Pode criar bordados simples em toalhinhas, por exemplo. Se há mais habilidade para tentar algo elaborado, que tal comprar uma agenda e encapar com tecido, de acordo com o gosto do presenteado?

Os trabalhos em torno dos presentes podem envolver capacitações manuais, como pintura, costura, pequenas criações em madeira para aqueles que gostam de marcenaria, mas podem ser também intelectuais. Gosta de ler ou escrever poesia, como muitos leitores que já deram seus depoimentos ao jornal Atividade? Neste caso, você pode emocionar seus amigos presenteando-os com uma poesia de sua autoria com dedicatória, ou, simplesmente, selecionar uma poesia de sua preferência e colocar em um belo cartão. Outra ideia prática, mas repleta de significados, é selecionar fotos em companhia da pessoa a ser presenteada e montar um pequeno álbum.

Para aqueles que acham que não têm muita habilidade para essas criações, o simples ato de dar atenção pode ser um presente inesquecível e, neste caso, basta convidar o amigo ou familiar para uma sessão de cinema, um jantar descontraído ou um passeio sem compromisso, apenas para conversarem. Inspire-se, o Natal está aí!

Na próxima semana, o blog publicará uma receita de biscoito natalino ótimo para presentear, com direito a molde para deixá-lo bem bonito. Aguarde!

O simbolismo religioso - Para milhões de cristãos em todo o mundo, o Natal é a maior festividade religiosa que há, pois simboliza o nascimento de Jesus Cristo. As celebrações tiveram início em meados do século IV, e a data de 25 de dezembro estipulada neste período pela igreja Católica por meio do papa Julio I. Desde então as comemorações ganharam muitos símbolos, principalmente relacionados com tradições romanas e germânicas, como a ceia de Natal, a montagem do presépio, pinheiro enfeitado, iluminação e decoração natalina, Papai Noel e a troca de presentes.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais