Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

10 / 11

A íntima relação entre obesidade e diabetes

Nesta sexta-feira (14), celebra-se o Dia Mundial e Nacional de Controle e Prevenção à Diabetes, uma doença que

Nesta sexta-feira (14), celebra-se o Dia Mundial e Nacional de Controle e Prevenção à Diabetes, uma doença que já atinge 12% da população Brasileira (tipo II). Um dos principais fatores de risco é outro problema comum hoje entre a população, a obesidade. A relação entre obesidade e diabetes tipo II se dá quando ocorre o acúmulo de gordura, principalmente, na região abdominal do corpo, o que causa a diminuição da sensibilidade dos receptores de insulina presentes nas membranas celulares. “Esse processo dificulta o trabalho do organismo na hora de transformar glicose em energia, leva a produção e acumulo excessivo de insulina e também pode acarretar uma disfunção que inibe a sensação de saciedade por parte do indivíduo”, explica a médica endocrinologista Laura Frontana, do Hospital do Coração (HCor).

A íntima relação entre obesidade e diabetes

“O diabetes tipo II pode ser desenvolvido mesmo em pessoas cujo organismo ainda produz insulina. Por isso, pode afetar qualquer indivíduo e, consequentemente, progredir com certa facilidade na população, já que os hábitos de vida que encontramos hoje em dia favorecem bastante o sedentarismo e o ganho excessivo de peso”, acrescenta a médica.

Para tratar e também prevenir o diabetes tipo II o melhor remédio ainda é combater a obesidade. “Por isso, é fundamental acabar com o sedentarismo e adotar a prática de atividades físicas regulares, mediante avaliação médica”, aconselha a endocrinologista do HCor.

Outra dica da Dra Laura é que pessoas acima do peso consultem um nutricionista para que possam iniciar um processo de reeducação alimentar e, consequentemente, desenvolver um estilo de vida mais saudável.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais