Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

24 / 09

Solte seus movimentos

A maioria, para não dizer totalidade, das chamadas terapias alternativas voltadas ao bem-estar físico e emocional propagadas hoje

A maioria, para não dizer totalidade, das chamadas terapias alternativas voltadas ao bem-estar físico e emocional propagadas hoje em dia envolve o trabalho de desenvolvimento da consciência corporal, definida por especialistas como um processo relacionado ao autoconhecimento e de despertar para as possibilidades do próprio corpo. Descobre-se, por exemplo, como prestar atenção nos movimentos de músculos e articulações, diminuindo bloqueios que podem ser tanto motores como psicológicos.

Solte seus movimentos

a terapeuta Malu Damasceno, que desenvolveu o método Movare

Não é somente a má postura ou problemas físicos que podem afetar movimentos, causando dores e por vezes impossibilitando atividades, aspectos emocionais, como baixa autoestima, podem ter efeito direito na retração de movimentos do corpo, levando com o passar do tempo a problemas mais sérios.

“Quando temos consciência corporal temos a possibilidade de evitar várias dores musculares, articulares, tendinites, bursites e ate hérnia de disco, problemas causados pela má postura. Quando temos boa consciência corporal logo notamos que estamos sentados, em pé, lavando louça, ou simplesmente realizando atividades do dia a dia com uma postura ruim, corrigindo-a”, afirma Tiemi Yamashiro, fisioterapeuta com especialização em terapias que atuam na melhora da consciência corporal, como Pilates e RPG Souchard.

Existem diversas atividades físicas que focam na consciência corporal e auxiliam neste desenvolvimento, algumas já estabelecidas há várias décadas, como as citadas acima, e outras novas. Um exemplo deste último caso é o Método Movare, criado pela psicóloga e terapeuta corporal Malu Damasceno, em São Paulo. Trata-se de uma atividade terapêutica voltada para trabalhar articulações e cadeias musculares de todo o corpo, a fim de prevenir o surgimento de sintomas comuns resultantes de tensões, como alguns tipos de dor de cabeça, bursites, tendinites e problemas ocasionados por problemas repetitivos (LER e Dort).

A terapeuta explica que o Método Movare é bastante recomendado para pessoas da terceira idade, por ser personalizado e respeitar as limitações e condições físicas de cada um, propiciando a liberdade de movimento e estimulando a percepção corporal perdida ao longo dos anos. “O trabalho começa com a conscientização do corpo por meio de pranchas de movimento desenvolvidas especialmente para facilitar que qualquer pessoa possa compreender e fazer os movimentos corporais, independente de sua experiência e facilidade de movimentar-se”

.Malu conta que observou como as pessoas são enrijecidas em consequência da limitação de movimentos corporais do dia a dia, como a utilização de carros, mobiliários e sanitários confortantes, meios de transportes e comunicação, chão pavimentado, entre outros. “Estas condições não devem ser negadas, fazem parte da nossa evolução. Mas, acredito que o homem deve ser consciente também de suas possibilidades e utilizar o mesmo cérebro evoluído para proporcionar seu bem estar e liberdade em qualquer lugar e em qualquer atividade. Notei que antes de qualquer atividade física – esportes, danças e terapias corporais – devemos ter consciência do nosso corpo e das possibilidades de nossas articulações, já que são elas as responsáveis por nossos movimentos físicos e liberdade de expressão”.

Um dos métodos mais conhecidos e procurados para aqueles que querem corrigir problemas posturais é o RPG Souchard, ou simplesmente reeducação postural global, uma técnica utilizada por fisioterapeutas especialistas na metodologia para reorganizar segmentos do corpo por meio de posturas. “Com este tratamento é possível identificar, reorganizar e reequilibrar a musculatura responsável pelas alterações posturais”, explica Tiemi Yamashiro. Para aqueles que já sentem a perda da elasticidade do corpo pelo passar dos anos o RPG pode trazer benefícios como ajudar a diminuir o índice de quedas.

A escolha entre uma ou outra atividade física pode ser pessoal ou também por indicação médica, dependendo de cada caso, ou mesmo relacionada a fatores como a proximidade e disponibilidade de profissionais para conduzir as terapias. O consenso é que a realização da atividade seja prazerosa.

Outros métodos para ajudar a soltar os movimentos:Watsu: Com o nome originário do inglês Water Shiatsu – Shiatsu na água, o método foi desenvolvido em 1980 e consiste na realização de alongamentos dentro de uma piscina com água morna, com a ajuda de um instrutor, por meio dos princípios da técnica do Zen Shiatsu.

Yoga: Apesar da existência de diferentes linhas ou “escolas”, a maioria propõe o caminho da consciência física e mental, por meio de exercícios que envolvem a abertura e controle do corpo e da mente.

Pilates: Método bastante popularizado para fortalecimento dos músculos, principalmente da região abdominal, que dão sustentação ao corpo, além da correção postural e respiratória.

Dança na terceira idade: Além de divertida, as aulas trabalham os movimentos do corpo e a capacidade respiratória e ainda ajudam na sociabilização.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais