Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

22 / 09

Relaxe e conecte-se com a Jardinoterapia

Ligada profissionalmente ao universo da terra, plantas e flores há 15 anos, a paisagista Caren Lissa teve na sua estreita relação com

Ligada profissionalmente ao universo da terra, plantas e flores há 15 anos, a paisagista Caren Lissa teve na sua estreita relação com a avó os grandes ensinamentos que precisava para trabalhar com jardins e, nos últimos três anos, a inspiração principal para o trabalho que começou a desenvolver de “jardinoterapia”. Neste projeto, o papel de Caren é o de ajudar a pessoa a entender melhor os ciclos da natureza e aprender a cuidar do próprio jardim ou horta doméstica. “É o resgate e a reconciliação com nossa própria natureza através do processo de criação de nossos jardins”, diz.

Relaxe e conecte-se com a Jardinoterapia

Caren afirma que percebe rapidamente mudanças no comportamento das pessoas que passam a lidar com suas plantas e flores. “Em visitas às residências eu percebia quando a pessoa não tinha interação com o jardim, pois a energia do jardim é outra, existe uma troca, é uma relação de bem-estar para ambos os lados. Para fazer a jardinoterapia basta estar disposto a mexer com a terra e querer estabelecer e desfrutar de uma relação harmônica consigo mesma e a vida a sua volta”, explica.

Para começar a jardinoterapia, Caren dá algumas dicas: após avaliar o espaço para a criação desse jardim, que pode ser uma floreira na varanda ou área no quintal, é importante ver o que já se tem em casa ou ir à lojas de jardinagens para a pessoa entrar nesse universo da natureza. A etapa final é começar a montar o jardim e procurar informações de como cuidá-lo, de forma natural, sempre pensando também na sustentabilidade.

Caren Lissa listou também alguns benefícios da jardinoterapira:

- Paisagens, cheiros e sons que existem no ambiente natural podem promover tranquilidade, bem-estar e felicidade.

– Melhoria da circulação do sangue e produção de vitamina D (por conta do contato com o sol e do ar filtrado por meio das plantas).

– Pode proporcionar refeições mais saudáveis através da produção de alimentos frescos e orgânicos de seu próprio jardim.

– Atividade física através do movimento dinâmico da natureza.

MITOS E VERDADES NA JARDINAGEM

A jardinagem pode ser um campo fértil para vários mitos e Caren desmistifica dois deles:

Cuidar de plantas é para pessoas calmas – “Acredito que não seja verdade, o que é preciso é ter persistência e paciência para o cultivo e o processo de cuidado no crescimento da planta, aprender com a sabedoria do tempo natural delas e depois ser recompensado em contemplar a flor e o fruto. A jardinagem é para todas as pessoas, nossos ancestrais sabiam os segredos do plantio e colhiam para a sua alimentação, e a gente aprende muito sobre nossa própria vida lidando com a Natureza”.

Não tenho “mão” para plantas – “Creio que seja um mito, uma crença limitante. Se você acredita que não tem boas mãos, então, é dessa forma que você estará agindo, o que vale é a intenção que se coloca ao cuidar das flores, plantas e da natureza.



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais