Ligamos para você

Se preferir, ligue grátis para:0800 014 2001

Calcule seu risco de queda

24 / 05

Video games podem melhorar a capacidade neurológica na terceira idade

É isso mesmo o que você leu, jogar vídeo game não é só coisa de criança, hoje em dia, pessoas de todas as idades podem

É isso mesmo o que você leu, jogar vídeo game não é só coisa de criança, hoje em dia, pessoas de todas as idades podem se adaptar aos jogos eletrônicos. Isso porque, estamos em uma sociedade moderna, em que os avanços quais usufruímos hoje, foram conquistados pelas pessoas que atualmente, pertencem à terceira idade. Sendo assim, é natural que essa nova geração de pessoas na terceira idade substituam os jogos de tabuleiros, carteados e dominós pelo mundo dos games e todos os benefícios para a diversão e para o cérebro que o mesmo oferece.

Para melhorar a memória e a capacidade cognitiva, basta jogar vídeo game durante uma hora, três vezes por semana

Por mais inusitado que pareça, jogar vídeo game melhora a memória, que recebe estímulos altamente contribuintes para a concentração no dia a dia. Além disso, melhora a capacidade motora e cognitiva, o que beneficia a maneira como o idoso se relaciona e assimila o mundo ao redor. Estudos de cientistas da Universidade da Califórnia realizaram tal descoberta com um jogo de corrida chamado “NeuroRacer”, que era responsável por realizar testes em pessoas entre 60 e 85 anos. A pesquisa foi feita durante o período de um mês, onde o grupo jogava vídeo game durante uma hora por dia, três vezes por semana. Ao fim da pesquisa, os cientistas descobriram que jogar vídeo game estimula a capacidade cerebral, o que trouxe aos idosos, melhor qualidade de vida, desempenhando funções como um jovem de 20 anos. Outro benefício facilmente conquistado jogando regularmente é o aumento de equilíbrio.

A pesquisa foi feita por estudantes da Universidade da Califórnia com o jogo “NeuroRacer”.

Já existem até mesmo clínicas de fisioterapia, como a da Universidade de Ribeirão Preto, que desenvolveu um projeto de realidade virtual que associa ao programa, exercícios fisioterapêuticos com atividades no “Nintendo Wii Fit”, jogo eletrônico que induz melhora no equilíbrio, felixibilidade muscular, condicionamento físico e coordenação motora dos idosos.

Jogar vídeo game beneficia a coordenação motora.

O jogo é usado para reabilitação de movimentos, e cada exercício é desempenhado com duração de trinta minutos cada, para que lesões devido ao esforço repetitivo não aconteçam. Por isso, vale a pena apostar em jogos eletrônicos que estimulam o lado lúdico e beneficia a saúde!

E você, tem algum jogo preferido? Conte para a gente!



Voltar para todas as notícias

Conheça nosso canal

Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.

Conheça Conheça

Perguntas frequentes

Ainda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.

Leia Mais Leia Mais

Depoimento

Confira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência

Veja mais Veja mais