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Dicas para cuidar da saúde mental

Para muitos especialistas na área médica, a saúde mental e emocional é tão importante quanto a

Para muitos especialistas na área médica, a saúde mental e emocional é tão importante quanto a saúde física. Em determinados períodos e estágios da vida, sentir-se cansado ou triste pode ser normal, porém, esses sentimentos precisam passar com o tempo. Cada pessoa reage diferentemente aos acontecimentos da vida e, em alguns, esses sentimentos podem ser prolongados até acarretarem distúrbios mais sérios. Embora temas relacionados à saúde mental já sejam abordados sem muitos tabus atualmente, muitas pessoas não se sentem confortáveis em falar sobre seus sentimentos e emoções. Contudo, de acordo com a organização inglesa Mental Health Foundation, isso é o primeiro item para uma boa saúde mental. Confira 3 dicas para prestar atenção e cuidar rotineiramente da sua saúde emocional:

1- Fale sobre seus sentimentos – Falar sobre suas emoções pode ajudar a manter uma boa saúde mental e a lidar com momentos difíceis na vida, mesmo que não seja fácil descrever como se sente. Conversar sobre seus sentimentos não é sinal de fraqueza, mas sim parte do processo de bem-estar e de fazer o que estiver ao seu alcance para sentir-se melhor. E isso é uma via de duas mãos, escutar outras pessoas pode ajudá-las a sentirem-se melhor. E não precisa ser conversas formais, muitas pessoas se sentem mais confortáveis quando podem falar naturalmente, por exemplo, enquanto executa alguma outra atividade com seu ouvinte.

2- Mantenha-se ativo! – Especialistas acreditam que exercícios liberam substâncias químicas no cérebro que fazem as pessoas se sentirem bem. A prática regular de exercícios melhora a autoestima e ajuda na concentração, no sono e no bem-estar geral do organismo. Praticar exercícios não significa fazer esporte ou ir para a academia, pode ser uma simples caminhada no parque e até mesmo os afazeres domésticos. A recomendação é de 30 minutos pelo menos 5 dias por semana. Tente colocar uma atividade física como parte de sua rotina!

3- Alimente-se bem! – Há uma forte relação entre o que comemos e como nos sentimos, por exemplo, cafeína e açúcar podem ter efeitos imediatos no organismo. Alimentos também podem ter efeitos de longo prazo na saúde mental. O cérebro precisa de um mix de nutrientes para funcionar bem, como os demais órgãos do corpo. Uma dieta que é boa para seu corpo também é boa para seu cérebro. Uma rotina alimentar saudável inclui, por exemplo, diferentes tipos de frutas e vegetais, cereais integrais e muita água, distribuídos em pelo menos três refeições diárias. E evite ou controle o consumo de itens como açúcar, álcool e cafeína.

Viva o presente e seja feliz!



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