28 / 11
Receita de Nhoque de Mandioquinha
Por conta de uma antiga tradição italiana, o dia 29 de cada mês é dedicado a comer nhoque. Diz a lenda que traz sorte e
Por conta de uma antiga tradição italiana, o dia 29 de cada mês é dedicado a comer nhoque. Diz a lenda que traz sorte e dinheiro. Muitos restaurantes colocam o prato em destaque neste dia, chamando-o de “nhoque da fortuna”. Os mais supersticiosos costumam colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato e separam sete pedacinhos para comer em pé, enquanto fazem pensamento positivo pedindo prosperidade. Há quem faça um pedido para cada um dos sete pedaços. Ritual cumprido, é hora, claro, de degustar do restante do prato.
Quem está interessado em apenas saborear este prato típico italiano, especialmente na região da Sardenha, pode dedicar-se ao preparo caseiro da delicia, dispensando as massas prontas. E para diversificar e deixar o prato mais saudável, a sugestão é substituir a batata, ingrediente tradicional, pela mandioquinha (batata baroa), rica em vitaminas, cálcio e manganês. O blog Atividade testou esta deliciosa receita e dá o passo a passo.
Receita de Nhoque de Mandioquinha
Rendimento: 4 pessoas
Nível de dificuldade: fácil
Tempo médio de preparo: 1 hora
INGREDIENTES
MASSA DO NHOQUE
– 500 g de mandioquinha (equivalente a 4 mandioquinhas grandes)
– 1 gema de ovo
– 3 colheres de queijo parmesão ralado (preferência ralado na hora)
– 100 a 120 gramas de farinha de trigo
– Noz-moscada e sal
Receita de Nhoque de Mandioquinha
PREPARO NHOQUE
- Lave, descasque e pique as mandioquinhas em pedaços médios e leve ao fogão para cozinhar em uma panela com água e sal. Cozinhe até ficarem macias.
– Com ajuda de uma espátula ou colher retire as mandioquinhas cozidas da água, e coloque-as em uma vasilha ou prato. Guarde a água da fervura para cozinhar, posteriormente, os pedaços de nhoque.
– Pegue uma vasilha na qual possa preparar a massa. Passe os pedaços de mandioquinhas pelo espremedor de batata. É preciso trabalhar a massa enquanto a mandioquinha ainda estiver quente.
– Com as mandioquinhas espremidas, amasse um pouco com um garfo para dar a consistência de purê e acrescente a gema do ovo, o queijo parmesão ralado e os temperos a gosto (noz-moscada e 1 pitada de sal, que é suficiente, pois a mandioquinha já foi fervida na água salgada). Misture bem e coloque aos poucos a farinha de trigo, até adquirir uma consistência mais firme.
– Em uma superfície plana, espalhe um pouco de farinha para trabalhar a massa, até ela ficar homogênea. Com um rolo, abra a massa em formato retangular, com cerca de 1,5 cm de espessura, corte em tiras e faça rolinhos para poder cortar em formato de nhoque.
– Antes de cozinhar, deixe descansar por meia hora em uma travessa com um pouco de farinha espalhada. Neste período, prepare o molho de sua preferência (veja uma sugestão de receita abaixo).
– Para cozinhar o nhoque utilize a água reservada. Espere ferver e coloque os nhoques na panela, assim que eles subirem à superfície pode retirá-los.
– Em uma travessa, ou em porções individuais, acrescente o molho por cima e complemente a decoração com salsinha picada e queijo parmesão ralado na hora. Sirva imediatamente.
Dicas:
1- Peneire a farinha antes de colocá-la na massa.
2- Pode ser generoso com a quantidade de molho sobre o nhoque.
Receita de Nhoque de Mandioquinha
INGREDIENTES MOLHO DE TOMATE COM COBERTURA DE SHIMEJI
– 5 tomates
– 1 copo de água
– 2 dentes de alho picados
– ½ cebola picada
– Azeite para refogar
– Salsinha a gosto (sugestão: 1 xícara para bater no liquidificador e mais uma porção para decorar ao final)
– Manjericão a gosto
– Sal e pimenta do reino a gosto
– 1 pitada de açúcar (pode ser mascavo)
INGREDIENTES COBERTURA DE SHIMEJI
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 xícara de shimeji lavado
– 1 pitada de sal
PREPARO DO MOLHO E SHIMEJI
- Coloque os tomates para ferver rapidamente, apenas para poder retirar a casca.
– Enquanto o tomate ferve, coloque no liquidificador a salsinha e o manjericão.
– Retire a pele do tomate, corte em quatro e coloque no liquidificador. Acrescente o copo de água e bata junto com a salsinha e o manjericão.
– Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite. Quando estiverem dourados acrescente o tomate batido e a pitada de açúcar, para ajudar a diminuir a acidez do tomate. Acrescente o sal e a pimenta do reino a gosto. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo baixo (verifique de vez em quando se precisa de um pouquinho mais de água).
– Cinco minutos antes de desligar o molho de tomate, em uma pequena frigideira ou panela, com fogo baixo, coloque a manteiga para derreter e acrescente o shimeji e tempere com o a pitada de sal, refogue por cerca de 5 minutos ou até secar a água que o shimeji solta.
– Com o nhoque cozido, acrescente o molho de tomate e, por cima, coloque o shimeji para decorar. Complemente com a salsinha reservada e um pouco de parmesão ralado,
Dicas:
1- Cuidado para não queimar a manteiga, assim que derreter, acrescente o shimeji.
2- Se preferir, pode substituir a manteiga por azeite.
Siga a Telehelp nessa rede social e veja os nossos vídeos e novidades que devem auxilia-lo a entender melhor nossos serviços.
Conheça ConheçaAinda com dúvidas, aqui você pode esclarece-las com o nosso FAQ, tendo acesso às perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.
Leia Mais Leia MaisConfira depoimentos e áudios reais de quem utiliza o serviço de teleassistência
Veja mais Veja mais